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Saiba Como iniciar uma dieta saudável em 10 passos, que você pode iniciar hoje mesmo

Hoje em dia fale-se muito nos benefícios que uma alimentação saudável que traz para a nossa saúde. Nós somos aquilo que comemos porque os alimentos que diariamente ingerimos interferem diretamente no funcionamento do nosso organismo, cérebro, corpo, estado de espírito e na forma como vivemos o nosso dia-a-dia. Comer de forma saudável não é reduzir a alimentação, ficar “forçosamente” magro e deixarmos os alimentos que gostamos. Comer saudavelmente é nos sentirmos bem, termos mais energia, melhorar nossa aparência em sentido de humor. Mas não é fácil seguir e saber como iniciar uma dieta saudável principalmente quando somos bombardeados por uma grande quantidade de informações, muitas vezes contraditórias, que encontramos na internet, em revistas e mesmo entre profissionais da área. Neste artigos iremos  sugerir algumas dicas de como iniciar uma dieta saudável para a sua mente e seu corpo se sentir saudável.

Siga nossas dicas

1.Saiba como iniciar uma dieta saudável sem deixar de comer e não esqueça o café da manhã

  1. como iniciar uma dieta saudável Cafe-da-manhã
    O Café da manhã é a refeição número um do dia, representando de 20 a 25% das calorias diárias.
    “Para ajudar a manter ou reduzir o seu peso”
    Fazer esta refeição ajuda a não sobrecarregar nenhuma das outras refeições e evita que você belisque durante o dia.

Temos que lembrar que muitas vezes as pessoas não sabem como iniciar uma dieta saudável e que dieta não é sinônimo de passar fome, como muitos fazem quando se inicia uma dieta. O conceito de dieta tem a ver com os hábitos alimentares de cada individuo. Por isso, não passe grandes períodos sem comer, é importante fazer pequenos lanches entre as refeições e não se esqueça de tomar o café da manhã, a refeição mais importante do dia,  porque é a quebra do jejum noturno e a ingestão da energia necessária para começar um novo dia.

Não importa se você acorda bastante cedo, ou se você possui uma rotina corrida e também regular para emagrecer. Para ter uma vida saudável é forçoso tomar café da manhã. É justamente na hora de dormir que as medidas diminuem e também aumentam. Então, é importante repor as energias gastas durante a imobilidade do sono, deixando que o metabolismo se prepare para o novo dia, sem desgastar o corpo.
No momento em que uma pessoa acorda, ela inicia um processo de catabolismo e também se esse não for interrompido. os ossos começam a não se desenvolver tanto. O catabolismo é o processo de subtração muscular, que é possível ser contido com uma alimentação regrada.É possível se expressar que a comida matutina ou café da manhã serve como controlador da inópia. Ou melhor, conforme você se alimenta pela manhã, o seu corpo define a quantidade de calorias que vai precisar ingerir ao longo do dia. Deste modo, tendem a saber como iniciar uma dieta saudável para quem se alimenta regularmente, ao combinar consegue observar o peso com muito mas facilidade.

 

2.Consuma alimentos naturais e abuse das frutas e legumes

como iniciar uma dieta saudável consuma legumes e frutasNutricionistas como Daniela Cyrulin da USP e Institudo Saúde Plena defendem que devemos incluir na nossa alimentação diária os alimentos naturais. De acordo com Daniela, devemos seguir “uma alimentação o mais natural possível e tentar fugir de refeições com muitos produtos industrializados.

Se quer comer um macarrão industrializado, faça você mesmo um molho caseiro. Se quiser tomar um suco de frutas, tente tomar o natural, os alimentos industrializados contêm muitas substâncias como corantes e conservantes, que possuem altas quantidades de sódio e podem, em longo prazo, causar hipertensão e sobrecarregar os rins.”

Outros dos alimentos importantes em como iniciar uma dieta saudável são as frutas e os legumes. Acompanhe o seu bife apenas com uma boa salada ou com legumes salteados em vez da batata frita e arroz. Faça uma boa sopa ou um arroz de legumes para iniciar qualquer refeição. Qualquer forma deliciosa de juntar mais vegetais à mesa é válida. Especialistas afirmam que é saudável comer entre três a cinco porções de fruta diariamente. A fruta é a maior fonte natural de vitaminas, fibras e minerais. Esses três componentes ajudam no bom funcionamento do nosso intestino.

 

3.Escolha os alimentos integrais

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Alimentos integrais são os que não passaram por nenhum processo de refinamento na indústria. Por conta disso, eles mantiveram todas as suas propriedades nutricionais, como vitaminas, minerais e, principalmente, fibras – o que os torna opções muito mais benéficas à saúde.

Muitas vezes mal sabemos como iniciar uma dieta saudável, mas vejamos que alimentos integrais são ricos em fibras, sais minerais e vitaminas. Por exemplo, em vez do arroz branco prefira o arroz integral ou quando for comprar pão escolha o pão integral em vez do pão francês. Os alimentos ricos em fibra ajudam a regular o intestino, previnem doenças cardíacas, a diabetes e ajudam a perder peso. Coma mais frutos secos e cereais integrais e fuja dos alimentos processados porque esses são pobres em fibras. Porém, consuma alimentos integrais com moderação, eles também podem ser bastante calóricos.

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Comida integral é aquela que não teve sua estrutura modificada no processo de industrialização e também manteve as vitaminas, minerais e também fibras. Em um tratamento para emagrecer não vamos poder de jeito nenhum parar de colocar em nossa lista de preferências alimentares, não é mesmo? Ainda mais se você esta em processo em como esta iniciando uma dieta saudável.

Você já consumiu arroz integral? Se você já experimentou com certeza percebeu certa diferença na saciedade. Enquanto comemos um alimento rico em filé sentimos que esse alimento “mata a fome ” por mais tempo. Não é tão simples para o nosso organismo digerir as fibras, o que é bastante bom e também nos ajuda a demorar mais para sentir fome.
Outra extensa e também essencial vantagem nesse quesito em como iniciar uma dieta saudável, é que o açúcar do alimento é liberado pouco a pouco na corrente sanguínea. Isso é ótimo para pessoas com Diabetes ou até mesmo para prevenir essa doença.
Os alimentos integrais são excelentes também para aligeirar o nosso metabolismo, com isso o corpo gasta mas vigor ajudando para a perder peso.

4.Coma alimentos ricos em antioxidantes

Daniela Jobst, nutricionista brasileira defende que devemos incluir em nossa alimentação os alimentos ricos em antioxidantes. “As substâncias antioxidantes bloqueiam a ação dos radicais livres no organismo, prevenindo a oxidação das células.

Esses elementos são capazes de prevenir o aparecimento de tumores, até mesmo de um forma precária sem saber como iniciar uma dieta saudável, trazendo o envelhecimento precoce e outras doenças. Alimentos com cores fortes, como tomate, goiaba, romã, cenoura, abóbora, manga, açaí, berinjela, uva, folhas verdes, legumes e brócolis, são ricos em antioxidantes.”

5.Saber como combinar os alimentos é o segredo

como iniciar uma dieta saudável - combinar os alimentos

Camila Leonel, nutricionista e Especialista em Adolescência da Universidade Federal de São Paulo afirma: “ o segredo da boa alimentação está em combinar todos os tipos de nutrientes como carboidratos, proteínas, gorduras, minerais, vitaminas, fibras e água. A regra geral para saber como iniciar uma dieta saudável é que não há um tipo de alimento que deva deixar completamente a sua dieta, mas sim quantidades de nutrientes que devem ser controladas, por exemplo consumo de gordura deve ser controlado e reduzido, mas nunca abolir o seu uso. Tudo é uma questão de variar o cardápio, não deixar de fora nenhum tipo de alimento e sempre comer em pequenas porções ou quantidades.”

Combinar os alimentos acertadamente é possível ajudar a substanciar terapias e também tratamentos para osteoporose, anemia, otites e também alergias de copiosos tipos, além do pequeno número de doenças crônicas como a sufocação ou doença de chron. A combinação certa da alimentação é a chave para progredir a absorvência dos nutrientes que eles possuem.

6.Reduza a quantidade de sal e açúcar em suas refeições

como iniciar uma dieta saudável - sal e açucar

Todos nós sabemos que o sal em excesso é uma bomba para nosso coração. Ele provoca imensos problemas de saúde como hipertensão arterial, mau colesterol que pode ter como consequências problemas no coração, doenças renais e até perda de memória. Por esse motivo é importante moderar no consumo de sal, substituindo-o por especiarias e ervas aromáticas. Aconselhamos também a reduzir a quantidade de açúcar que ingere diariamente, sendo que para inicar uma dieta saudável por exemplo, temos que reduzir o número de colheres que coloca no chá ou café. Açúcar em excesso pode provocar a diabetes e vem disfarçada de várias formas, com a sacarose, glicose, frutose, entre outras substâncias prejudiciais, então devemos estar atentos para não ingerirmos o que não queremos.

Saborear um bolo ou uma porção de batata-frita é uma delícia, porém descobrir como esses produtos foram preparados é extremamente essencial. Isso porque os ingredientes utilizados nas receitas podem interferir bastante na saúde.

Citando casos análógicos, o excesso de açúcar na preparação de bolos e também doces aumenta bastante o número calórico da dieta, o que leva ao proveito de peso e também, portanto, à diabetes. Aprecia -se que, por dia, a quantidade máxima de açúcar que é possível ser consumida é 10% das calorias totais, o que equivale a 50 g em uma dieta de 2000 calorias. Desse modo, é fundamental prestar atenção nas alternativas que podem reduzir a quantidade de açúcar nas receitas.

 

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7.Diga sim às gorduras boas

como iniciar uma dieta saudável gorduras-boas

Contrariamente ao que nós pensamos nem todas as gorduras são más para nós. Enquanto as gorduras más aumentam o risco de certas doenças, as gorduras saudáveis. Quando pensamos em como iniciar uma dieta saudável, é essencial fazer parte da nossa alimentação os alimentos ricos em ômega 3 que previnem doenças cardíacas, e problemas como demência e que ajudam a melhorar o nosso humor.

Existem gorduras que ajudam a emagrecer e também fazem muito bem à saúde. Exemplo disso são as gorduras insaturadas, capazes de enaltecer o nível de HDL, o colesterol bom. Enquanto há o aumento de HDL, há a subtração do nível de LDL (colesterol ruim). As gorduras instauradas são encontradas na vegetação, sementes, frutos do mar, oleaginosas, castanhas, óleo de coco, óleo de oliva extravirgem, nozes, óleo de macadâmia, abacate e também óleo de amêndoa.

8. como iniciar uma dieta saudável – ingrediente que não pode faltar, Água ao poder!

como iniciar uma dieta saudável bebendo muita água

A água é forçosamente excelente para a saúde humana; mas de 60% do corpo humano é constituído por água, e também os efeitos de desidratação podem ser uma ameaça à vida, na falta de água. Para iniciar uma dieta saudável é também muito importante beber muita água diariamente. Especialistas dizem que devemos beber 1,5 a 2 litros de água por dia e evitar os refrigerantes por serem muito ricos em açucar.

Embora haja discordância entre os cientistas quanto à quantidade exata de água que as pessoas devem consumir a qualquer dia, a regra inicial de 2 litros não é mais rígida. Muitas vezes se consume pouco menos e até mesmo mais do que isso. Substituir refrigerantes de elevado teor calórico ou bebidas alcoólicas por água é possível que ajudar a fiscalizar e amenizar a fome, o peso progride a redução e também os níveis de força, reduzem a possibilidade de placas ou cáries dentárias que também ajudam a mourejar com doenças crônicas como diabetes mellitus. Se você estimaria de aumentar sua ingestão de água pode ter certeza que é uma boa opção em como iniciar uma dieta saudável, que seu corpo ira agradecer após iniciar esse processo.

9.Inicie uma dieta saudável consumindo bem os laticínios

como iniciar uma dieta saudável com laticinios

Escolha sempre consumir leite e derivados magros porque têm metade das calorias da versão “gordo” tem cinco vezes menos colesterol.

As proteínas do leite possuem elevada medida biológica constituindo uma ótima maneira de aminoácidos essenciais e também, ainda, contêm um conjunto de proteínas com diversas atividades biológicas, incluindo fatores de incremento e também agentes microbianos, enzimas, anticorpos e também imunomoduladores.
Nos últimos anos o leite tornou- se como uma comida controversa. Existe o consenso de que as guris como chamo ou aquele bebê devem tomar leite, de que não apresentem hipersensibilidade às suas proteínas, intolerância à lactose ou manifestem outros fatores impeditivos. Na presença de toda polêmica que envolve muitas vezes o leite, em pesquisas analisadas, entre os mitos analisados está a certeza de que as grandes fontes de cálcio são justamente o leite e também seus derivados. A sucção do cálcio conduzida pelo leite é maior do que a obtida com nenhum gênero de outra comida, singularmente na verificação com proteínas de origem vegetal.

O papel do leite em todo temporada, laticinios e seus derivados em toda a vida participa no desenvolvimento humano, muitas vezes olhando de um alado em como iniciar uma dieta saudável pode fornecer proteínas, sais minerais e também ajudando na redução da obesidade, o que ajudam muitas vezes até mesmo iniciar uma dieta saudável, com alimento especificado desde a infância a consumir, sem exagerar. No jovem ou adolescência, o leite fornece condições para o rápido desenvolvimento com ótima constituição muscular, óssea e também endócrina. Sendo fundamental, porque 95% da quantidade totalidade de cálcio dos ossos depositam-se entre os 18 e também 22 anos. E também nas mulheres, mas de 51% do pico de tamanho óssea é reunido durante a puberdade.Para adultos e também idosos, a manutenção da densidade mineral óssea DMO, indicado o consumo de leite desnatado devido ao reduzido teor de gorduras, para evitar o desenvolvimento e também agravamento de doenças, por exemplo as dislipidemias.

Os derivados de latícinios e os leites, ajudam no prolongamento e também manutenção da lona ósseo, melhora a sucção de cálcio com a simplória presença de um nutritício na dieta que garante sua totalidade utilização pelas células. Existem pessoas que não devem consumir leite, semelhantemente que outras não devem consumir outros tipos de vitualhas, porque lhes provocam alergias ou provocam reações indesejáveis no organismo, mas é uma das dicas para quem almejam iniciar uma dieta saudável o consumo de leite e seus derivados na boa alimentação.

Veja esse vídeo com boas indicações de como iniciar uma dieta saudável, que podem ajudar na sua alimentação, e o consumo com dicas que podem iniciar hoje mesmo emagrecendo 5 quilos por semana

 

10.Foco no sucesso para iniciar uma dieta saudável

Para iniciar uma dieta saudável é preciso esforço e disciplina. Devemos dizer não aos fritos e sim aos gralhados. Devemos evitar totalmente os alimentos processados industrialmente, refeições pré-preparadas ou congeladas e os alimentos que contêm no rótulo “gordura parcialmente hidrogenada”. Para iniciar uma dieta saudável comece por preparar as suas refeições, faça mudanças lentamente e pratique muitos exercícios físicos.

Muitas pessoas querem começar a seguir uma dieta mais saudável e nutritiva. Uma dieta rica em alimentos processados, gordura e açúcar aumenta os riscos de diversas condições crônicas de saúde. No entanto, uma dieta equilibrada e nutritiva pode melhorar o sistema imunológico, aumentando assim sua saúde e reduzindo os riscos de obesidades, diabetes e pressão alta.

Faça mudanças pequenas na sua alimentação ao longo de algumas semanas. Dessa forma, você vai ser capaz de manter uma alimentação mais saudável e desfrutar dos benefícios de uma vida melhor. Se procura, uma orientação e um caminho para seguir uma boa dieta para emagrecer, conheça o treinamento de Edson Burger, criador do método Fórmula do Emagrecimento Definito, um caminho que vai te orientar passo-a-passo a chegar no seu objetivo em ser saudável com seu corpo.

 

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Forte Abraço e até o próximo post.

 

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3 thoughts to “Saiba Como iniciar uma dieta saudável em 10 passos, que você pode iniciar hoje mesmo”

  1. Muito boas essas dicas, gostei de uma parte que fala: Saborear um bolo ou uma porção de batata-frita é uma delícia, porém descobrir como esses produtos foram preparados é extremamente essencial. Isso porque os ingredientes utilizados nas receitas podem interferir bastante na saúde…. isso faz todo sentido, quando pensamos em emagrecer e comendo corretamente.

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